A Jesus pelas mãos de Maria, com o Papa e os Arautos do Evangelho!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Chegam de todas as partes repercussões da nomeação de Dom Airton

Vida sim, aborto não!

CNBB reafirma posição contrária à legalização do aborto »
.
Novo arcebispo de Campinas é militante pró-vida
fevereiro 15, 2012 por Wagner Moura
.
O nome dele é conhecido pelo Brasil inteiro graças ao Apelo a Todos os Brasileiros e Brasileiras, documento da CNBB Sul 1 que orientou o voto pró-vida nas eleições presidenciais de 2010. Trata-se de Dom Airton José dos Santos que, na quarta-feira, 15, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como novo arcebispo de Campinas, no interior paulista. Ele substitui Dom Bruno Gamberini – falecido em agosto de 2011 – e será empossado no dia 15 de abril, às 10:00 horas, na Catedral de Campinas.
.

Foto: Dom Airton José dos Santos, então Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes,
Prof. Felipe Aquino e Prof. Hermes Rodrigues Nery
no lançamento da Comissão Diocesana em Defesa da Vida, da Diocese de Mogi das Cruzes,
na noite de 5 de outubro de 2011
O novo Arcebispo incentivou a coleta de 10.000 assinaturas, em sua antiga diocese, Mogi das Cruzes (SP), em vista de inicitiva popular que visa incluir, na constituição do Estado de São Paulo, o direito à vida desde a concepção. A iniciativa começou em 27 de novembro de 2010, também contou com o apoio da Comissão Regional em Defesa da Vida da CNBB Sul 1 e, no início deste ano, alcançou a meta de 300 mil assinaturas. Em breve elas serão entregues à Assembléia Legislativa do Estado pelo Movimento Legislação e Vida da Diocese de Taubaté (SP).
.
De acordo com a constituição de São Paulo, quando uma iniciativa consegue a adesão de 1% do eleitorado paulista, ou seja, 300 mil assinaturas, há caminho aberto para entrar com uma emenda de iniciativa popular, assim como foi o “ficha limpa”, no Brasil.
.
"A vida nos foi dada para que a defendamos. Cada ser vivo é uma manifestação de Deus. Se nós destruírmos este bem tão precioso, devido a nossa imprudência, que tipo de mundo estaremos preparando para as futuras gerações? Nosso dever é defender, promover e proteger a vida." – Dom Airton José dos Santos, durante lançamento da Campanha da Fraternidade em Defesa da Vida, em sessão solene na Câmara de Poá (SP).
.
Mineiro, natural de Bom Repouso, o novo arcebispo nasceu no dia 25 de junho de 1956 e foi ordenado sacerdote no dia 8 de dezembro de 1985. Desde 2004, ele era Bispo de Mogi das Cruzes (SP). Em âmbito reginal, é Secretário da Conferência Episcopal do Estado de São Paulo e presidente da Comissão para Liturgia. Em âmbito nacional, é presidente da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiais de segunda instância e membro da Comissão Episcopal pra implantação do Acordo Brasil-Santa Sé.

Nenhum comentário: