A Jesus pelas mãos de Maria, com o Papa e os Arautos do Evangelho!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Regresa de Roma nosso Bispo Diocesano Dom Airton Jose dos Santos

DE ROMA DOM AIRTON FALA
SOBRE SUA VISITA AO SANTO PADRE

Reportagem de O Diário de Mogi - 2 de dezembro 2009 - por Sabrina Pacca

Sabrina - Quando o senhor retorna ao Brasil?
Dom Airton -
Meu retorno ao Brasil e à Diocese está previsto para o dia 1 de dezembro, quarta-feira.

Sabrina - Como foi o encontro com o Papa? Sobre o que conversaram? Ele mandou alguma mensagem aos brasileiros?
Dom Airton -
O encontro com o Santo Padre foi o momento alto da visita "ad limina". Fui recebido em audiência particular no dia 28 de novembro, sábado, às 12 horas de Roma, 9 horas no Brasil.


No início da audiência, o Santo Padre acolheu e saudou a mim, a Dom Paulo Mascarenhas Roxo, nosso Bispo Emérito, a um sacerdote e a um leigo consagrado que me acompanhavam. Este primeiro momento foi de saudação recíproca.


Em seguida, após as fotografias para registrar o evento, Sua Santidade convidou-me para mostrar-Lhe, numa carta geográfica sobre a mesa, onde se encontrava a Diocese de Mogi das Cruzes. Convidou-me a sentar ao lado de sua mesa e teve inicio a conversa.


Ao início apresentei-Lhe a Diocese de Mogi das Cruzes com seus dez municípios e suas características. Apresentei-Lhe também as esperanças de nossa Diocese quanto a participação dos leigos na vida da Igreja, quanto ao trabalho de promoção vocacional e o consequente aumento das vocações sacerdotais e religiosas que, aos poucos, vai retomando seu caminho normal. Falei-Lhe também sobre o grande empenho de nossos Padres que, diante de tantos desafios cotidianos, desafios quanto a vida, as tristezas, alegrias e esperanças de nosso povo, estão sempre dispostos e motivados a continuar firmes em seu serviço ao povo de Deus na Igreja e na sociedade.

Apresentei ainda, o perfil e o caráter do povo de nossa Diocese de Mogi das Cruzes. Perfil e caráter permeado pelo sentimento religioso transparente na devoção a Nossa Senhora em seus vários Títulos, devoção ao Divino Espírito Santo e tantos Santos Padroeiros venerados e festejados em nossas Paróquias e comunidades.

Como parte deste relato, apresentei-Lhe também, os muitos trabalhos e ações sociais que existem em nossa Diocese e que são assumidos e levados adiante por tantos fiéis leigos, homens e mulheres, jovens e adultos, que testemunham o amor a Deus no serviço abnegado e desinteressado aos mais necessitados.

Quanto a mensagem, o Santo Padre, enviou uma Bênção especial a todo o povo da Diocese de Mogi das Cruzes, pedindo a Deus, na sua oração, proteção especial às famílias, particularmente aos pais, aos catequistas aos professores, e a todos os que se dedicam a educação das crianças, dos adolescentes e jovens. Aos seminaristas, aos Diáconos e, particularmente aos Padres, uma Bênção especial e uma oração plena de agradecimento a Deus, para que o Ano Sacerdotal produza muitos frutos para o bem da Igreja e do povo de Deus.

Sabrina - Quais são seus principais relatos da viagem? O que pode tirar de proveitoso dessa empreitada?

Dom Airton -
O relato acima sintetiza a experiência de estar em Roma, berço de tantos Mártires e testemunhas fiéis da Fé Cristã. Além disso, estar em Roma, juntamente com os irmãos Bispos do Estado de São Paulo, para manifestar a Comunhão de cada uma das Dioceses, através de seus Pastores, com o Sucessor do Apóstolo São Pedro, é uma experiência particular e repleta de sentido.

O proveito é a certeza de que a Igreja de Cristo continua sua missão de levar o Evangelho a todos. Este é um dom que sinto, ter recebido. Um sentimento de alegria responsável, de alegria cristã, por ter levado ao Santo Padre as esperanças, alegrias e tristezas, enfim, a vida de cada pessoa que habita em nossa Diocese.

Sabrina - Existe alguma nova determinação da Igreja a ser seguida pelos católicos? Há mudanças de pensamento por aí? O que há de novo?

Dom Airton -
Na Igreja existem as orientações que respondem às necessidade de cada tempo. São orientações que, segundo as exigências, são apresentadas para que os católicos não se deixem vencer pelo desânimo ou pelo comodismo.

Daqui e de todas as Dioceses, existem grandes novidades. São novidades que dizem respeito a necessidade de sermos mais evangelizadores, mais missionários; novidades que exigem de cada um de nós, a experiência do Encontro com a Pessoa de Jesus Cristo, com seu projeto e sua doutrina.

Sabrina - Quais são as atividades que o senhor vem fazendo por aí?

Dom Airton -
A este ponto da viagem, já realizei tudo o que estava previsto realizar.

Devido a minha função, como Secretário Geral do Conselho Episcopal Regional Sul 1, que abrange todas as quarenta e uma Dioceses do Estado de São Paulo, tive a responsabilidade de preparar os detalhes da visita "ad limina Apostolorum", desde a organização da estada dos Srs. Bispos em Roma, passando pelo contato e sistematização dos encontros e reuniões com os vários Dicastérios da Cúria Romana, pela organização e serviço aos Srs. Bispos quanto as audiências pessoais com o Santo Padre, até ao final dos compromissos que compuseram esta visita.

Sem mais para o momento, esperando retornar à Diocese e estar junto de todos, me despeço enviando uma especial Bênção.

Dom Airton José dos Santos
Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes.

Nenhum comentário: