Padre João Scognamiglio Clá Dias, brasileiro nacido em São Paulo,
é nomeado Cônego Honorario
Roma, 14 de setembro de 2008 (TV Arautos do Evangelho) – Na manhã deste domingo, Festa da Santa Cruz, o Padre João Scognamiglio Clá Dias, EP, Fundador e Presidente-Geral dos Arautos do Evangelho, Associação privada internacional de Fiéis de Direito Pontifício, foi admitido no Cabido Liberiano da Basílica Papal de Santa Maria Maior.
O Padre João Clá Dias, EP, foi nomeado Cônego Honorário da referida Basílica Papal, por Bula do Papa Bento XVI, tendo sido admitido perante o Cabido, presidido pelo arciprestre, o Emmo. Cardeal Francis Bernard Law, numa solene cerimônia realizada às 9:00 hs. na Capela Sforza, da referida Basílica. Em seguida, procedeu-se à Celebração Eucarística, no Altar Papal, presidida pelo Emmo. Cardeal Law e concelebrada pelo agora nomeado Monsenhor João Clá, pelos membros do Cabido Liberiano e numerosos sacerdotes, entre os quais se encontravam varios padres dos Arautos do Evangelho. A Basilica se encontrava lotada de fieis para assistir à celebração da Eucaristia.
A origem do Cabido Liberiano remonta ao século XII, contando atualmente com 31 Cônegos, 7 dos quais são honorários. Por tratar-se de uma Basílica Papal, os membros do Cabido são criados pelo Sumo Pontífice, sendo-lhes conferida a dignidade de Protonotários Apostólicos supranumerários.
Santa Maria Maior é uma das quatro Basílicas Papais de Roma, junto com a de São Pedro, São João de Latrão e São Paulo Extramuros. A construção iniciou-se no ano de 360, por iniciativa do Papa Libério, mas quem lhe deu um impulso decisivo foi o Papa Sixto III, no século V, pouco depois de ter sido definido o dogma da Maternidade Divina da Santíssima Virgem, no Concílio de Efeso.
Nesta histórica e belíssima basílica, encontram-se expostas à veneração dos fiéis algumas das mais veneráveis relíquias da Cristandade. Por exemplo, as tábuas da Manjedoura do Presépio, em que repousou Jesus Menino na noite de Natal.
Uma das interessantes características de Sta. Maria Maior é a de ter o campanário mais alto de Roma, com cerca de 75 m. de altura.

Nenhum comentário:
Postar um comentário