Encerramento da Novena da Festa de Nossa Senhora do SocorroJubileo de 150 anos
Foi celebrada com os Arautos do Evangelho
A Missa foi cantada pelo Coral Nossa Senhora de Fátima de Atibaia
Teve a Coroação da Imagem da Padroeira
Nossa Senhora do Socorro, uma das festas mais tradicionais do Município de Mogi das Cruzes, que se comemora na sexta-feira dia 12 de setembro, é uma invocação que chegou até nós de uma familia de origem portuguesa, e tem muito arraigo na cidade. A imagem que se venera na sua igreja que da nome ao Bairro onde se encontra – foi trazida ao Brasil já faz mais de 200 anos. Acredita-se que foi trabalhada no século XVII, sendo de barro cozido.
A cidade de Mogi das Cruzes chamou-se inicialmente Vila de Sant´Ana das Cruzes de Mogy-Mirim e seu fundador foi o Capitão Mor da Capitanía de São Vicente, dom Gaspar Conqueiro. A data da fundação é 8 de agosto de 1611, aprovada pelo então governador D. Diniz de Souza.
O povoamento da região começou por 1564. Era ponto de parada de Bandeirantes e desempenhou importante papel na colonização do Estado de São Paulo. Abarcava os atuais municipios de Arujá, Ferraz de Vasconcellos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano, alem de Mogi das Cruzes, denominação tomada no período republicano a 13 de março 1855.
A FESTA de Nossa Senhora do Socorro teve inicio na histórica Capela que construiu o Tenente Manoel José Martins (seus tetranetos estiveram presentes nesta Jubileo de 150 anos. Na foto superior aparecem na entrada da celebração) e foi inaugurada no dia 12 de setembro de 1858. A Imagem representa a Virgem Maria com braços abertos, como a lançar sua divina proteção a todos aqueles que necessitam de algum socorro nas suas atribulações; têm aos pés uma mulher com o filho no colo, representando a proteção de Nossa Senhora a todas as mães.
Padre Dioclécio corou a Imagem de Nossa Senhora
O Pároco da Igreja, Pe. Dioclécio Ribeiro Silva, no final da Missa, corou a Imagem de Nossa Senhora do Socorro.
Os Arautos do Evangelho participaram no ceremonial e na música da festa de encerramento, no domingo 14 de setembro. O Celebrante foi o Padre José Luis de Zayas, Arauto do Evangelho residente na nossa Diocese; e a Coral Nossa Señora de Fátima, da cidade de Atibaia, animou a liturgia,
com a colaboração do Sodalicio Nossa Senhora da Confianza formado por Cooperadores dos Arautos do Evangelho de Mogi das Cruzes, Suzano e Poá.
Na praça, frente à Matriz houve quermese com comidas tradicionais – o Afogado Mogiano – e jogos familiares para grandes e pequenos.
Veja TV Arautos: www.tvarautos.org.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário