A Jesus pelas mãos de Maria, com o Papa e os Arautos do Evangelho!

sexta-feira, 23 de junho de 2017

São Bento, exorcista: e com uma vara, bateu-lhe de rijo...

 

São Bento libera a um monge do demônio – Afresco do Grande Claustro da Abadia de Monte Oliveto Maior (Italia)

E com uma vara, bateu-lhe de rijo...
.
Em um dos mosteiros que São Bento construíra ao redor. havia certo monge que não conseguia ficar em oração. Logo que os irmãos se inclinavam nesse exercício, saía e punha-se a revolver na mente vadia coisas mundanas e transitórias. Admoestado várias vezes por seu abade, foi por fim conduzido ao homem de Deus, que lhe increpou com veemência a insensatez; de volta, porém. ao seu mosteiro, mal conseguiu observar por dois dias a admoestação do homem de Deus; já ao terceiro. recaindo no velho hábito. entrou de novo a vaguear na hora da oração. Quando isto foi contado ao servo de Deus pelo pai do mosteiro, respondeu aquele: “Irei eu mesmo. e pessoalmente o emendareí”.
.
O homem de Deus foi, com efeito. ao dito mosteiro, e na hora marcada, quando os irmãos depois da salmódía se entregavam à oração, observou que o monge que não podia ficar rezando era arrastado por uma figura preta que o puxava pela orla do hábito. Â vista disso, Bento perguntou secretamente ao abade do mosteiro. Pompeiano, e ao servo de Deus, Mauro: “Não vedes, então, quem é que puxa esse monge?" Responderam que não. Ao que retorquíu: “Oremos para que vejais também vós a quem é que esse monge segue”. Depois de dois dias de oração, Mauro monge o viu, ao passo que Pompeiano. pai do mosteiro. não o conseguiu.
.
Ora, no dia seguinte. saindo do oratório depois do ofício. o homem de Deus topou com o dito monge em pé do lado de fora, e aí com uma vara bateu-lhe de rijo, por causa da cegueira de seu coração. Desde esse dia o monge nunca mais se deixou induzir por aquela figura preta, permanecendo sossegado na prática da oração, e o antigo inimigo não mais se atreveu a dominar-lhe o pensamento, como se fora ele mesmo que levara as pancadas.
.
Da Vida e Milagres de São Bento, por São Gregório Magno, Papa.
Revista Arautos do Evangelho, julho 2017, pág. 2.

 

Nenhum comentário: