A Jesus pelas mãos de Maria, com o Papa e os Arautos do Evangelho!

quinta-feira, 5 de março de 2015

Tarde com Maria na Cidace de Guararema, Região do Alto Tietê



Cidade de Guararema, Vale do Paraíba, Região do Alto Tietê, São Paulo, Diocese de Mogi das Cruzes
.
Destacou-se por ser produtora de Orquídeas das mais variadas espécies.
.
Localiza-se geograficamente no Alto Tietê e no Vale do Paraíba, com uma população de aproximadamente 30 mil habitantes.
.
Um pouco de História
.
Em 1560 Brás Cubas descobre ouro em vasta sesmaria, que chega quase à margem esquerda do Rio Anhembi (Tietê), durante uma de suas entradas pelo sertão. A descoberta é prontamente comunicada ao Rei (...) Posteriormente Brás Cubas desce à seguir pelo curso do Rio Paraíba. Segundo o Historiador Isaac Grinberg, este foi o primeiro homem a pisar em nosso solo.
.
Em 1625 o aldeiamento passou à administração dos jesuítas. Em 1652 os padres erigiram a primeira capela na vila, a Igreja da Freguesia da Escada. No primeiro século de existência, a Igreja dos jesuítas foi a única da vila e o centro do povoado.
.
A situação política começou a mudar à partir de 1875, quando Dona Laurinda de Souza Leite, a fim de auxiliar uma ex-escrava, doa terras à Maria Florencia, que passa a liderar o processo de construção da Matriz. Com o auxílio de outras pessoas e usando algumas economias, Maria Florencia conseguiu terminar a Capela de São Benedito em pouco tempo. Com isso, foram se estabelecendo outros moradores nas adjacências da Capela, formando um vilarejo que recebeu o nome de Guararema, do tupi gwra'rema, que significa "madeira mal-cheirosa", devido à grande quantidade na região de uma espécie de árvores com esta característica, conhecida como pau d'alho. O povoado que se formou em torno dessa igreja cresceu ainda mais com a Estrada de Ferro Central do Brasil (...)
Missão Mariana e Tarde com Maria, com os Arautos do Evangelho
A pedido do Pároco, Revmo  Pe. Valdenilson, o Setor do Apostolado do Oratório dos Arautos do Evangelho, organizou no Sábado 28 de fevereiro 2015 a Primeira Tarde com Maria na Cidade. Participaram mais de 40 Cooperadores-Terciários com um forte apoio das Cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba e Biritiba Mirim. O Coro dos Oratórios de São Paulo e a Fanfarra Nossa Senhora da Divina Providência abrilhantaram todos os atos: Carreata e Recepção da Imagem na entrada da Cidade; chegada na Igreja Matriz e na Santa Missa.
 .
Quatro sacerdotes Arautos do Evangelho estiveram ajudando ao Pároco nas Confissões: Padres Dr. Edwaldo, Aumir, Araújo e Dartagnan.
 




Nenhum comentário: