A Jesus pelas mãos de Maria, com o Papa e os Arautos do Evangelho!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Santa Gertrudes Magna postulada como Doutora da Igreja

Santa Gertrudes Magna
postulada como Doutora da Igreja

Redação - (Sexta-feira, 30-01-2015, Gaudium Press) - Ganha corpo pelo mundo todo um movimento de católicos com um objetivo muito especial: propagar a postulação como Doutora da Igreja de Santa Gertrudes, a Grande.
Santa Gertrudes foi uma monja alemã, de tradição monástica beneditino-cisterciense que viveu de 1256 a 1301. Com cinco anos ingressou no Mosteiro de Helfta para ser educada. Aos 16 anos professou como monja. Os primeiros anos de sua vida foram comuns, vividos simplesmente na rotina da vida de clausura.

Aos 25 anos, depois de uma visão de Cristo adolescente sua vida mudou. Após a visão a religiosa encheu-se de entusiasmo, passou a estudar teologia e as visões do Coração de Cristo se multiplicaram. Tornou-se uma sábia conselheira espiritual de todos que a procuravam. Seus dons místicos se multiplicaram e passou a ter a presença contínua do Senhor em seu coração. Recebeu os estigmas interiores de Jesus e a ferida de seu lado.
Em 1289 o Senhor ordenou que ela pusesse por escrito sua vida: Memorial da Abundância da Divina Misericórdia, escrito no estilo das Confissões de Santo Agostinho. Sofreu várias enfermidades no final de sua vida. Faleceu em 17 de novembro de 1301, com a idade de 45 anos.
Sua obra é vasta, tanto quanto a vastidão do bem que fez. A Ternura Divina, e a Divina Misericórdia foram as inspirações para seus escritos. E tudo dentro da mais correta, ortodoxa e elevada teologia. A Eucaristia, o Sagrado Coração de Jesus e a devoção à Paixão foram seu sustento e a fonte de sua vida mística.
Conhecedor dos Exercícios Espirituais, de Santa Gertrudes, Bento XVI o qualificou como "uma rara joia da literatura espiritual medieval".
Em 22 de janeiro de 1678 ela foi inscrita no cânon dos santos. Sua festa foi aprovada para toda a Igreja em 1739 e é celebrada no dia 16 ou 17 de novembro.

A proposta de postular Santa Gertrudes como Doutora da Igreja
É uma iniciativa nascida entre as Ordens Monástica a partir de uma proposta feita pelo Abade Geral da Ordem dos Cistercienses, Dom Mauro Giuseppe Lepori, aos superiores da Ordem Cisterciense da Estrita Observância (Trapenses), no Capítulo Geral de 2011.
Ali foi quando se uniram as duas Ordens Cistercienses para promover a declaração de Santa Gertrudes como Doutora da Igreja.
A Ordem de São Bento foi logo convidada para fazer parte desse movimento e, com isso, foram introduzidos nele todos os integrantes da grande família beneditina.
Daqui nasceu e estruturou-se a Comissão para a promoção do doutorado de Santa Gertrudes que é composta por membros de cada uma das três Ordens, mais uma Postuladora e um Vice Postulador.
Atualmente trabalha-se a difusão da causa em todo o mundo. Para ela são convidados a somar-se as instituições eclesiásticas com o intuito de formar um movimento universal a favor do doutorado de Santa Gertrudes, a Grande. (JSG)

Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/66789#ixzz3QXEk39Dp
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Nenhum comentário: