A Jesus pelas mãos de Maria, com o Papa e os Arautos do Evangelho!

terça-feira, 10 de junho de 2014

Diocese e Município de Mogi das Cruzes celebra a Festa de Pentecostes

 
 
 
 
 
 
 
Diocese e Município de Mogi das Cruzes celebra a Festa de Pentecostes
 
Nos municípios de Mogi das Cruzes, Salesópolis, Biritiba-Mirim e Guararema, pertencentes à Diocese de Mogi das Cruzes, e que formam a Região do Alto Tietê, se celebraram com grande solenidade os dias da Novena do Divino Espírito Santo. Alvoradas pelas ruas centrais das cidades e Procissões foram realizadas neste último domingo, Festa de Pentecostes.
 
A partir da Festa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo e durante os cinquenta dias que transcorrem até a Descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos reunidos no Cenáculo, a preparação da Festa do Divino Espírito Santo se faz sentir por toda a cidade de Mogi das Cruzes. As "rezadeiras" e os "rezadores" percorrem as casas dos devotos e as instituições governamentais e privadas da cidade.
 
O "Império do Divino Espírito Santo" é instalado na Praça central da cidade, em frente à Catedral; e os "Sub-Impérios" se multiplicam, a começar pela Prefeitura, pelas diversas Secretarias Municipais, Tribunais, Quartéis da Polícia, Universidades, Bancos, Hospitais e quase todas as instituições, além dos Colégios Estaduais, Municipais e Privados, Paróquias e Capelas dos bairros.
 
No sábado de manhã se celebra a "Entrada dos Palmitos", reminiscência da época em que os agricultores levavam à cidade seus produtos do campo para vender nos mercados. Carros de bois e as Cavalhadas desfilam pelas ruas do centro da cidade, acompanhados pelos grupos folclóricos das "congadas" e "moçambiques", que lembram os cantos dos escravos negros que trabalhavam na agricultura.
 
No Domingo de Pentecostes a última Alvorada, às 5:00 horas da manhã, foi a mais numerosa. Com a presença do Senhor Bispo, Dom Pedro Luis Stringuini, percorreram durante uma hora as ruas residenciais do centro. O Pároco da Catedral, Padre Cláudio Taciano, oferece aos participantes o "Café da Manhã do Divino Espírito Santo" nos salões da Catedral. Participam também os Capitães de Mastro e os Festeiros, e membros da Associação do Divino Espírito Santo, encarregados da organização da Festa e da Quermesse. O dinheiro arrecadado durante a festa é para obras assistenciais.
 
Pela tarde se realizou a Procissão do Divino Espírito Santo, também pelo centro da cidade, e as famílias montam nas suas casas os Sete Sub-Impérios, cada um dedicado a um dos Sete Dons do Espírito Santo. O Bispo reza uma oração e solta uma Pomba Branca, símbolo do Espírito Santo.
 
Entre as instituições religiosas que participaram da Procissão havia uma ponderada representação dos Arautos do Evangelho, a Ordem Terceira do Carmo, A Confraria de Santa Ana (Padroeira da Cidade e da Diocese), o Apostolado da Oração e outros movimentos eclesiais.
 
Após a Procissão celebrou-se a Missa Solene presidida pelo Bispo. Estiveram presentes na Procissão e na Missa o Prefeito da Cidade, Secretários da Prefeitura e representantes Estaduais. À meia-noite, no Império da Praça em frente à Catedral, foi encerrada a Festa do Ano 2014.

Nenhum comentário: