Rápida visita, bela surpresa
Ao regresso de sua viagem ao Chile, onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso
(PUCV), o Cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica, deparou-se diante de uma situação difícil de resolver: onde rezar a Santa Missa nesse dia? O vóo partia de Santiago do Chile muito cedo, tornando difícil celebrar com antecedência, e a chegada a Roma estava prevista para um horário por demais tardio.
A Providência, cuidadosa como a melhor das mães, não iria permitir que se frustrassem os piedosos desejos do Purpurado. Seguindo o conselho dado por Mons. Massimo Francesco Pepe, oficial da mesma Congregação, decidiu aproveitar uma escala em São Paulo para visitar o Seminário dos Arautos do Evangelho, situado na Serra da Cantareira, e ali celebrar a Eucaristia. Um intervalo de seis horas entre voos tornava possível esse programa.
Embora não isento de riscos, o plano atingiu o objetivo. Dom Zenon e seu acompanhante puderam oficiar a Santa Missa e numerosos Arautos do Evangelho beneficiaram-se do Santo Sacrifício e da presença de tão ilustre autoridade, colocada por seu cargo bem junto do Papa, no coração da lgreja.
O Fundador dos Arautos do Evangelho, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, teve a alegria de ouvir dos lábios do Cardeal esta exclamação: "Quantas pessoas, quantas vocações!". Terminada a Missa seguiu-se um frugal almoço para partir em seguida rumo ao aeroporto. Foi uma visita breve, mas, sobretudo, uma bela surpresa para todos, alimentando a esperansa de um futuro convívio mais prolongado.
Um dos maiores especialistas em Direito Canônico

espera dos cristãos formados pelas instituições académicas Pontifícias.
Nascido em 11 de outubro de 1939 em Bródki (Polónia) e fluente em várias línguas, escolheu o idioma latino para redigir sua tese doutoral
intitulada De exclusione indissolubilitatis ex consensu matrimoniali eiusque probatione. Qualificada com Summe Cum Laude pela
Universidade Gregoriana, da qual é atualmente Grande Chanceler, ela lhe abriu as portas para a docência nessa influente instituição, na qual lecionou ao longo de20 anos.
Dom Zenon é considerado um dos maiores especialistas em Direito Canônico da atualidade, e seu trabalho em prol das ciências eclesiásticas tem sido reconhecido com numerosas distinções, entre as quais o Doutorado Honoris Causa pela Universidade de Passau, na Alemanha, e pela Universidade Católica San Vicente Mártir de Valência, na Espanha.
Designado Secretário da Signatura Apostólica e ordenado Bispo em 1982, tem servido á Igreja como Prefeito da Congregação para a Educação Católica sob três pontificados. Em fevereiro de 2001 foi criado Cardeal por João Paulo II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário