A Jesus pelas mãos de Maria, com o Papa e os Arautos do Evangelho!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Visita aos Arautos do Evangelho

 
Rápida visita, bela surpresa
 
Ao regresso de sua viagem ao Chile, onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso
(PUCV), o Cardeal Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica, deparou-se diante de uma situação difícil de resolver: onde rezar a Santa Missa nesse dia? O vóo partia de Santiago do Chile muito cedo, tornando difícil celebrar com antecedência, e a chegada a Roma estava prevista para um horário por demais tardio.
 
A Providência, cuidadosa como a melhor das mães, não iria permitir que se frustrassem os piedosos desejos do Purpurado. Seguindo o conselho dado por Mons. Massimo Francesco Pepe, oficial da mesma Congregação, decidiu aproveitar uma escala em São Paulo para visitar o Seminário dos Arautos do Evangelho, situado na Serra da Cantareira, e ali celebrar a Eucaristia. Um intervalo de seis horas entre voos tornava possível esse programa.
 
Embora não isento de riscos, o plano atingiu o objetivo. Dom Zenon e seu acompanhante puderam oficiar a Santa Missa e numerosos Arautos do Evangelho beneficiaram-se do Santo Sacrifício e da presença de tão ilustre autoridade, colocada por seu cargo bem junto do Papa, no coração da lgreja.
 
O Fundador dos Arautos do Evangelho, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, teve a alegria de ouvir dos lábios do Cardeal esta exclamação: "Quantas pessoas, quantas vocações!". Terminada a Missa seguiu-se um frugal almoço para partir em seguida rumo ao aeroporto. Foi uma visita breve, mas, sobretudo, uma bela surpresa para todos, alimentando a esperansa de um futuro convívio mais prolongado.
 
 
Um dos maiores especialistas em Direito Canônico
 
Responsável por traçar os rumos para as Universidades Eclesiásticas e Católicas do mundo inteiro, Dom Zenon Grocholewski, Prefeito da Congregação para a Educação Católica desde 1999, ilustra com seu próprio exemplo as altas qualidades humanas e intelectuais que se
espera dos cristãos formados pelas instituições académicas Pontifícias.
 
Nascido em 11 de outubro de 1939 em Bródki (Polónia) e fluente em várias línguas, escolheu o idioma latino para redigir sua tese doutoral
intitulada De exclusione indissolubilitatis ex consensu matrimoniali eiusque probatione. Qualificada com Summe Cum Laude pela
Universidade Gregoriana, da qual é atualmente Grande Chanceler, ela lhe abriu as portas para a docência nessa influente instituição, na qual lecionou ao longo de20 anos.
 
Dom Zenon é considerado um dos maiores especialistas em Direito Canônico da atualidade, e seu trabalho em prol das ciências eclesiásticas tem sido reconhecido com numerosas distinções, entre as quais o Doutorado Honoris Causa pela Universidade de Passau, na Alemanha, e pela Universidade Católica San Vicente Mártir de Valência, na Espanha.
 
Designado Secretário da Signatura Apostólica e ordenado Bispo em 1982, tem servido á Igreja como Prefeito da Congregação para a Educação Católica sob três pontificados. Em fevereiro de 2001 foi criado Cardeal por João Paulo II.

Nenhum comentário: