A Jesus pelas mãos de Maria, com o Papa e os Arautos do Evangelho!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Procissao de Pentecostes em Mogi das Cruzes

Procissão de Pentecostes mostrou fé e devoção nas ruas de Mogi

Milhares de fiéis foram às ruas acompanhar último dia de Festa do Divino que percorreu o centro da cidade.

Jenifer Carpani (Do G1 de Mogi das Cruzes e Suzano)
19/05/2013 20h30 - Atualizado em 19/05/2013 23h51
 
Multidão se aglomerou para acompanhar a procissão de Pentecostes. (Foto: Jenifer Carpani/G1)
 
Por volta das 16h30 deste domingo (19) uma multidão se reuniu nas calçadas do centro de Mogi das Cruzes (SP) para participar da procissão de Pentecostes. Pedidos, agradecimentos, lembranças de entes queridos e devoção se misturaram pelas ruas da cidade com os aplausos, as lágrimas e as demonstrações de Fé que eram visíveis entre os fiéis que acompanhavam as canções e orações em coro.
 
Entre os que acenavam e se emocionavam estava Maria Aparecida Honório, de 80 anos, que chamou atenção por estar sentada na frente de um andador. O sorriso contagiante e a pequena imagem do Divino Espírito Santo nas mãos mostravam que, pela Fé, valia a pena qualquer esforço. "Pela fé no Divino tudo vale a pena", sorriu a senhora. A filha, Maria Alis de 57 anos, conta que sempre que possível leva a mãe para os rituais religiosos. "Na procissão e na Missa nós sempre trazemos ela. Sempre que dá a gente vem", diz.
 
A procissão de Pentecostes marca o encerramento da Festa do Divino de Mogi das Cruzes. A Festa tem um significado especial pois celebra a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos de Jesus Cristo, em família.
 
A Procissão percorreu as principais ruas do centro da cidade. Logo em seguida, em fila dupla, as irmandades de São Benedito, Venerável Ordem Terceira do Carmo, Sagrado Coração de Jesus, Santana e do Santíssimo Sacramento. Todos seguindo as equipes de rezadeiras, carregando os seus cofrinhos com os pedidos dos devotos.
 
"São dez dias de festa e o dia de hoje é solene para todo o povo", explica o Padre Cláudio Taciano, da Paróquia de Sant'Anna. "O Pentecostes marca o nascimento da Igreja Católica e é um momento de encontro entre todas as gerações", destaca. O Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini, explica que Pentecostes é celebrado 50 dias após o domingo de Páscoa. "Pentecostes é o dia da vinda o Espírito Santo há 2000 anos, no início da Igreja".

Bispo da Diocese soltou pombas
que representavam os dons do Divino.
(Foto: Jenifer Carpani/G1)
A Procissão percorreu as ruas do centro da cidade ao som de "Viva o Espírito Santo!", enquanto os devotos respondiam em uníssono: "Viva!".
 
Alguns pontos do percurso representavam cada um dos Dons do Divino. Após algumas palavras de explicação sobre aquele dom, o Bispo soltava uma pomba branca que era levada por crianças em pequenas gaiolas durante a procissão.
 
Tapete
 

O último trecho da Procissão foi enfeitado por tapetes ornamentais que marcam as atividades de encerramento da Festa do Divino de 2013. Serragem, areia, pó de café e até mesmo palha de arroz se transformaram em desenhos grandiosos que homenagearam os sete Dons do Divino, que teve como foco principal a juventude. Pelo menos 500 voluntários se organizaram na montagem dos enfeites durante a manhã deste domingo.
 
O cortejo terminou na Catedral de Sant'Anna que estava lotada quando os últimos devotos da Procissão chegaram. Ali foi celebrada pelo Bispo Dom Pedro Luiz Stringhini a Missa de Pentecostes que teve início por volta das 18h00.

Procissão aconteceu na tarde deste domingo (19) nas ruas do centro de Mogi das Cruzes. (Foto: Jenifer Carpani/G1)
Apesar do Dia de Pentecostes marcar o fim da Festa do Divino na cidade, a aposentada Santina da Silva Constancio, de 67 anos, ressalta que a celebração deve ser realizada todos os dias.
 
"Devemos celebrar o Espírito Santo todos os dias. Eu rezo quando acordo e quando durmo e, se não faço isso, parece que o dia não passou", alega. Seu marido concorda. Segundo Valdemar de Simone Constancio, de 70 anos, a Fé e a devoção tem um significado muito maior. "Pentecostes significa plenitude. É a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos dando início à Igreja. No dia de hoje, ele desce sobre todos nós que acreditamos", diz.
 
Festa do Divino
 

A Festa do Divino Espírito Santo é o evento religioso e folclórico mais importante do Alto Tietê. Foi oficialmente aberta no dia 9 de maio, no centro de Mogi das Cruzes, com o levantamento do mastro. Cerca de mil fiéis acompanharam a cerimônia na Praça Coronel Benedito de Almeida. O bispo Diocesano de Mogi, Dom Pedro Luiz Stringhini, os festeiros e os capitães-de-mastro também abriram o Império da praça.

Catedral de Sant'Anna ficou lotada para celebração de Pentecostes. (Foto: Jenifer Carpani/G1)
Catedral de Sant'Anna ficou lotada para celebração
de Pentecostes. (Foto: Jenifer Carpani/G1)

A festa tem uma quermesse com pratos tradicionais, como o afogado mogiano e o tortinho. Todas as manhãs são realizadas as alvoradas, quando fiéis percorrem as ruas da região central. No fim, é servido o também tradicional café da manhã. À noite são celebradas Missas na Catedral de Sant'Anna.
 
Depois da missa de Pentecostes, a queima dos pedidos e o fechamento do Império na Praça Coronel Benedito de Almeida, enfrente à Catedral, colocam fim à Festa do Divino 2013. Para o Padre Cláudio, já é possível verificar um resultado positivo para a Festa do Divino deste ano. "Nós percebemos o crescimento da festa em todos os sentidos, mas principalmente, no sentido religioso", disse.  

Nenhum comentário: