A mais tradicional festividade de Ribeirão Pires, a Festa do Pilar, chega a sua 77ª edição com diversas atrações, para celebrar Nossa Senhora do Pilar e também o 299º aniversário da Capela do Pilar, marco histórico da fundação de Ribeirão Pires, que começou a tomar forma em seu entorno.
 
SITE34 Religiosidade e cultura de raiz são focos da 77ª Festa do Pilar
Segundo o portal "História e Arte", a Capela fora construída como reconhecimento do Capitão Mor Correia Lemos, encarregado de vigiar as trilhas do ouro, no ano de 1714 por conta de uma graça concedida depois de orar para Nossa Senhora do Pilar e se recuperar de uma grave enfermidade.
 
O marco histórico da Capela não foi erguido com a forma atual. Seria remanescente de uma construção de 1549 feita pelos missionarios jesuítas. Com o passar do tempo sofreu diversas intervenções. A torre foi erguida quase 100 anos depois, em 1809. O primeiro nome da Capela foi "Ermida de Santo Antonio", santo português. Anos mais tarde, por conta do fato já citado, foi rebatizada com o nome da Padroeira da Espanha.
 
Desta forma, a data "oficial" de fundação da cidade seria o dia 25 de março de 1714, tendo Ribeirão Pires, portanto, 299 anos de vida, motivo pelo qual estão sendo preparadas diversas celebrações tanto para os 300 anos de fundação. Tambem serao comemorados os 60 anos de emancipação político-administrativa do municipio.
 
O início será no feriado de 1º de maio, quarta-feira, com a missa do Padre José Silva, Pároco de Santa Luzia, à 10 horas.
 
A 77ª Festa de Nossa Senhora do Pilar acontece nos dias 1º, 3, 4 e 5 de maio, na Capela do Pilar, que fica na Av. Santa Clara s/n, Santa Clara, em Ribeirão Pires. Mais informações pelo telefone 4823-7444.

DIA 1º DE MAIO – QUARTA-FEIRA

10:00 Abertura: Missa Padre José Silva (na Capela)