A Jesus pelas mãos de Maria, com o Papa e os Arautos do Evangelho!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bispo de Mogi das Cruzes fica surpreso com renúncia do Papa

Bispo fica surpreso com renúncia do Papa

Bispo dom Pedro Luiz Stringhini já esteve com Bento XVI / Foto Arquivo

O bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, afirmou ontem (11) que recebeu com “perplexidade” o anúncio do Papa Bento XVI de renúncia ao posto de líder máximo da Igreja Católica. O comunicado, de que renunciará oficialmente às 20 horas do próximo dia 28, foi feito no Vaticano pelo próprio Papa, em latim, na manhã dessa segunda-feira e recebido com grande surpresa pelos fieis católicos de todo o mundo. Aos 85 anos, Bento XVI alegou que, em razão da idade, não tem mais forças para continuar. O Papa disse ter consciência da gravidade do ato. Poucas horas após receber a notícia, em entrevista a O Diário, Dom Pedro demonstrou preocupação com a saúde do Papa e destacou que a decisão deve ser respeitada.

“Eu, como todo o mundo, recebi com muita perplexidade a renúncia do Papa Bento XVI, mas também com muito respeito. Ele deve estar se sentindo sem forças para continuar e isso nos preocupa. João Paulo II era o Papa da mística e foi até o fim. Bento XVI é mais da razão e por isso tomou essa atitude muito objetiva. Bento XVI, quando ainda era o Cardeal Joseph Ratzinger, aos 75 anos de idade, já queria renunciar da Congregação da Doutrina da Fé e se dedicar aos estudos e à oração. Bastante introspectivo, o Papa é uma pessoa muito sábia e meticulosa, que pensa de forma muito clara e, portanto, deve ter refletido bastante para tomar uma atitude como essa. Certamente, foi uma decisão refletida e de extrema necessidade tomada, sobretudo, para o bem da Igreja”, disse Dom Pedro.
 
O Bispo Diocesano destacou o legado do Papa Bento XVI, que renunciará após ter permanecido no posto entre os anos de 2005 e 2013. “Entre os marcos destes oito anos estão a consolidação do Concílio do Vaticano Segundo, a abertura do diálogo com o lado mais tradicionalista da Igreja, a firmeza na doutrina e na defesa do preceitos morais. Ele é um grande teólogo e a partir de agora poderemos degustar de tudo que nos ensinou nesse tempo todo. Há muitas coisas ditas por ele que podemos ler e aprender. O pontificado de Bento XVI foi um grande magistério, de um professor que com suas ideias e serenidade foi orientando a vida da Igreja. Claro que agora há também uma grande expectativa de definição de quem fica no lugar dele e é, portanto, um momento em que queremos todos rezar pela Igreja”.
 
O bispo emérito de Mogi das Cruzes, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, lembrou que Bento XVI enfrentou inúmeros desafios nos últimos oito anos, a começar pela rejeição sofrida no início de seu pontificado. O religioso ainda ressaltou que, com o passar do tempo, enfrentou temas polêmicos para a Igreja como, por exemplo, a pedofilia e o embate entre ciência e fé. “Ele teve muitas dificuldades nos últimos tempos e enfrentou problemas sérios dentro da Igreja. Mas, é um homem muito inteligente e soube usar de muita sabedoria. Ele saiu conforme sua consciência e demonstrou muita vontade de desenvolver o pontificado. A renúncia foi um gesto de muita coragem. É um homem de extrema competência e reconhecer que não tem condições de continuar, pela idade, demonstra muita humildade”.
 
Consultado por O Diário, o Vigário Geral da Diocese de Mogi das Cruzes, Monsenhor José Eduardo Ferreira, também recebeu com “surpresa” a decisão do Papa Bento XVI, já que essa é a segunda vez, em toda a história da Igreja Católica, que ocorre uma renúncia. “Este é um momento de reflexão e de oração. Reflexão para que possamos entender até onde pode ir a capacidade humana, já que o Santo Padre alegou que a idade lhe trouxe difilculdade de governar a Igreja, com toda a complexidade do mundo de hoje. E oração porque agora cabe ao Colégio dos Cardeais a escolha do novo Papa. Desta vez, a escolha ocorrerá sem que haja tristeza porque o Papa não morreu e continuará entre nós com seus ensinamentos e legado”.
 
O Pároco da Catedral de Santana, Pe. Claudio Taciano, também comentou a renúncia de Bento XVI: “A notícia pegou a todos de surpresa e eu diria que o sentimento, em um primeiro momento, é de tristeza porque não deixa de ser o fim de um pontificado. Depois, quando o sentimento vai se acalmando, o que me vem em mente é a coragem do Papa e a nobreza de falar de si mesmo. Acredito que essa decisão foi movida por um sentimento muito bonito de humildade e coragem. A renúncia demonstra o desprendimento do Papa em um mundo onde todos querem salvaguardar o poder a qualquer custo. Mas, a partir de agora, teremos um novo cenário já que nunca antes um Papa acompanhou seu sucessor. Acredito que teremos muitas coisas boas pela frente”. (Júlia Guimarães)
 
faça seus comentários.

Um comentário:

Anônimo disse...

Desde Quito seguimos el este blog. Felicitaciones.