A Jesus pelas mãos de Maria, com o Papa e os Arautos do Evangelho!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Personalidades avalian a saida de Dom Airton

A ascensão de dom Airton José dos Santos a arcebispo da Arquidiocese de Campinas proporcionou surpresas e alegrias no meio católico mogiano. Ao mesmo tempo, gerou preocupações com relação ao futuro da Igreja Católica no Alto Tietê e, principalmente, indagações sobre o futuro bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, responsável pelos 10 municípios da Região, onde vivem próximo de 1,4 milhão de pessoas, a maioria dita católica, e na véspera de completar 50 anos. A expectativa é de que o sucessor de dom Airton, que será o quinto bispo a atuar aqui, seja anunciado pelo Vaticano no período de seis a 12 meses.
.
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), que é católico, disse ontem que se espera que o futuro bispo de Mogi das Cruzes seja um religioso bastante aberto à comunidade. "Que ele participe ativamente da vida comunitária das nossas cidades e siga as mesmas prerrogativas de dom Airton", enfatizou o chefe do Executivo a reportagem de O Diário. "Para a Cidade, é uma honra ter um bispo elevado a arcebispo de uma região tão importante quanto Campinas. Ele vai levar a bagagem carregada aqui e isso é motivo de orgulho para todos nós", acrescentou.
.
Católico praticante, ex-festeiro do Divino Espírito Santo e com a experiência de quem acompanhou o trabalho de todos os bispos que atuaram na Diocese de Mogi (dom Paulo Rolim Loureiro, morto num acidente; dom Emílio Pignoli, transferido para Campo Limpo; dom Paulo Mascarenhas Roxo, bispo emérito; e dom Airton), o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira (PSDB) disse que a Diocese está perdendo um grande pastor, mas a expectativa é de que ganhe um outro com a mesma linha de atuação, focada nos ritos e preceitos da Igreja Católica e que, assim, possa arrebanhar fieis. "A evangelização e a participação das pessoas na Igreja depende muito de quem está no comando. Espero que o novo bispo fique atento aos jovens e oriente porque quem participa da Igreja tem Deus no coração e só vai praticar o bem para as pessoas", defendeu.
.
Festeiro da Festa do Divino Espírito Santo de 2012, Josmar Cassola destacou o investimento atual da Diocese na formação de padres, o que reflete automaticamente na ampliação do trabalho de evangelização no Alto Tietê, e disse esperar que o substituto de dom Airton dê sequência à meta e adote posturas semelhantes. "Que seja um bispo com a mesma linha, rígida para alguns, mas coerente", argumentou.
.
Sobre a Festa do Divino, Cassola ressaltou que a saída de dom Airton não muda a programação e organização já estabelecidas para a festividade desse ano. "A única alteração será a ausência de dom Airton que, provavelmente, deverá ser substituído pelo vigário geral", comentou, ao citar o padre João Motta, que pertence ao Colégio de Consultores, de onde sairá o administrador da Diocese enquanto ela estiver vacante, ou seja, entre a saída de dom Airton e a chegada de um novo bispo (leia mais nesta página).
.
Ainda sobre a Festa do Divino, Cassola destacou a postura adotada por dom Airton com relação a escolha dos festeiros que, desde que chegou a Mogi, foi pautada por critérios de atuação na Igreja Católica. "Isso fortalece o aspecto religioso da Festa do Divino porque são pessoas que entendem a festa e não estão ali para aparecer", resumiu.
.
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS) protocolou um requerimento de congratulações na Assembleia Legislativa de São Paulo em razão da nomeação de dom Airton a arcebispo. "Agradeço a dom Airton pelo trabalho que desenvolveu na Diocese, ajudando a reforçar tradições católicas, como a Festa do Divino", frisou o parlamentar, que é católico praticante.
.
Mineiro de Bom Repouso, 55 anos, bispo há 10 anos, sete deles em Mogi, dom Airton foi nomeado arcebispo pelo Papa Bento XVI depois de ser escolhido numa lista trípice apontada pelo núncio apostólico Lorenzo Baldisseri. A comunicação a ele foi feita no último dia 24, mas a publicação oficial só aconteceu na quarta-feira, diretamente do Vaticano. Agora arcebispo de Campinas e, temporariamente administrador da Diocese mogiana, dom Airton fará sua despedida da Região durante a programação da Semana Santa.
.
por Mara Flores - O Diario de Mogi - 17 fevereiro 2012

2 comentários:

Pascom disse...

A nomeação de Dom Airton José como Arcebispo de Campinas teve ampla repercussão nos jornais,rádio e tv.
Os vídeos estão disponíveis no www.youtube.com/pascom

Pascom disse...

Aúdio da Rádio CBN,entrevista com Dom Airton José.
http://www.portalcbncampinas.com.br/noticias_interna.php?id=45299

Abs
Eduardo - Paróquia São Pedro Apóstolo