A Jesus pelas mãos de Maria, com o Papa e os Arautos do Evangelho!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Missa celebrada na Catedral comemora XXV anos de sacerdocio de Dom Airton

Cidade
MOGI NEWS - Matéria publicada em 09/12/10
 
Celebração
Bispo comemora jubileu de prata e fala sobre os desafios da Igreja
Missa marcou os 25 anos de sacerdócio de dom Airton e foi prestigiada por fieis, políticos e autoridades religiosas
Marcelo Pascotto
Da reportagem local
Daniel Carvalho

Autoridades de Mogi das Cruzes e região foram cumprimentar dom Airton pelo jubileu de prata.
Aproximadamente mil pessoas participaram ontem pela manhã da missa que celebrou os 25 anos de sacerdócio de dom Airton José dos Santos, bispo diocesano de Mogi das Cruzes.
A cerimônia reuniu todos os padres da Diocese e bispos de Caraguatatuba, São Miguel Paulista, Campo Limpo e Santo André, e o arcebispo de São Paulo, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer. Os bispos Emílio Pignoli, que foi o segundo a assumir a Diocese local e dom Paulo Mascarenhas Roxo, antecessor de dom Airton, também estiveram na missa. Um coral composto por seminaristas e fieis de diversos bairros de Mogi das Cruzes abrilhantou a cerimônia.
Políticos da região também foram cumprimentar dom Airton. Entre eles, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), o vice-prefeito José Antônio Cuco Pereira (PMDB), os deputados estaduais Luiz Carlos Gondim (PPS) e José Candido (PT), o deputado federal eleito, Junji Abe (DEM), o vice-prefeito de Suzano, Walter Roberto Bio (PMDB), o prefeito de Arujá, Abel Larini (PR), e os vereadores Jean Lopes (PC do B) e Geraldo Tomaz Augusto (PMDB), entre outros. Familiares do religioso também compareceram ao evento.
Durante a celebração, o bispo relembrou sua trajetória desde os tempos no seminário, em Santo André, e as paróquias que assumiu até chegar ao episcopado. Ordenado no dia dedicado à Imaculada Conceição, ele falou da coincidência de ter sido pároco somente de igrejas dedicadas à mãe de Jesus. "Todos os lugares onde fui responsável tinham como padroeira Nossa Senhora. Hoje, sou bispo da Diocese que é dedicada à mãe de Maria, Santa Ana", falou.

Papa
Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a leitura da carta enviada pelo papa Bento XVI, por meio da Nunciatura Apostólica, uma espécie de Embaixada do Vaticano no Brasil, feita pelo padre responsável pela Catedral, Claudionir Braga do Carmo. Nela, o sumo pontífice congratulou dom Airton pelo aniversário de ordenação e concedeu a ele, à Diocese e sua família, a bênção apostólica.
Dom Nelson Westrupp, bispo de Santo André, fez uma homenagem. "O senhor é um homem de Deus, firme em suas convicções e fiel à Igreja. Agradeço a Deus pela sua vida", disse.

O cardeal de São Paulo, dom Odilo Scherer parabenizou o colega de episcopado e disse que a Diocese de Mogi conta com uma pessoa preparada e dedicada, que exerce sua função com grande competência.

Nenhum comentário: