celebrada pelo Pároco de Santa Luzia, Padre José Silva.
Estarão presentes as autoridades municipais.
Às 15:00 horas haverá Procissão com a histórica Imagem de Nossa Senhora do Pilar
e Missa Campal. As comemorações prosseguem até o domingo dia 4 de maio.
Neste ano de 2008 a Prefeitura da Estancia Turistica restaurou o telhado da Capela.
Na próxima primeira Quinta-Feira do mes de maio, no dia primeiro, festividade religiosa da Ascenção, a Estancia Turística de Ribeirão Pires – região do Grande ABC – esta celebrando o feriado de Nossa Senhora do Pilar, em cuja Capela teve inicio a fundação da cidade.A história da cidade se remonta ao século XVII. Em 1677, devido a descobertas de lavras de ouro na região, o capitão-mor Antônio Correia de Lemos foi nomeado para a sua administração, fixando residência no atual bairro do Pilar Velho. No ano de 1714, constrói a Igreja de Nossa Senhora do Pilar.
Em 1716 chega a localidade a família do mestre de campo Antônio Pires de Avila, que deu nome a região.O chamado bairro do Pilar, compreendia as áreas atuais de Ribeirão Pires e Mauá
Nessa época o territorio fazia parte de Santo André da Borda do Campo, e chamava-se Caguaçu, que significa “mata grande” ou “mata virgem” na lenguagem dos indios Tupi Guarani, que por lá transitavam.
Sendo uma area tida como de passagem entre Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo muitas familias foran se estabelecendo nas proximidades da Igreja Nossa Senhora do Pilar, segundo os registros conservados.
A construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway em 1885 para o transporte do Café até o Porto de Santos atrae mais moradores para as proximidades da mesma. A separação da Igreja e do Estado ocurrida apos a instalação do regime republicano fez mudar o nome da cidade por causa dum ribeirão que pasaba pela fazenda da familia Pires: o novo nome adoptado é: Ribeirão Pires.
A chegada dos colonos italianos en 1887 influye na demarcação do atual centro da cidade. A igreja de São José, dedicada ao Padroeiro da cidade, teve a sua primeira planta disenhada em 1895.
A emancipação do municipio foi a 19 de março de 1954, com uma população de 15 mil habitantes.
Para maiores informações ver no site da Prefeitura: http://www.ribeiraopires.sp.gov.br/

2 comentários:
Parabens ao Pe. Zayas. Gostei muito da missa dele. Marcia
Gostaria conhecer mais a respeito de Nossa Senhora do Pilar. Onde posso conseguir informações? Parabens pelas publicações.
Antonio.
Postar um comentário