A Jesus pelas mãos de Maria, com o Papa e os Arautos do Evangelho!

domingo, 24 de junho de 2012

Pároco de Itaquaquecetuba festeja jubileu sacerdotal

Com a presença do Bispo de Avezzano (Italia), Dom Piero Santoro, diocese à que pertence o Pe. Giovanni Cossimati, Pároco de Nossa Senhora d´Ajuda, em Itaquaquecetuba, e de Dom Rosalvo Cordeiro, Bispo Auxiliar de Fortaleza, celebrou-se na nova igreja dos Doce Apóstolos, a Missa de Açâo de Graças pelo Jubileu da Ordenaçâo Sacerdotal do Padre Cossimati.

  

28 Sacerdotes da Diocese de Mogi das Cruzes e outros amigos do Padre Giovanni, concelebraram a Eucaristía, alem de 6 Diáconos.

 
 
 
 
Dom Rosalvo disse uma palavras muito apropriadas a respeito do ideal do sacerdócio, citando o Santo Cura de Ars, dizendo que o Sacerdote pertence a todas as famílias mas não se afeiçoa a nenhuma, que ele vive no mundo, mas não é do mundo, que tem gravado na alma o bronze da
castidade, e outros pensamentos bem edificantes.

O Bispo Dom Piero disse tambem umas palavras bonitas, tudo em italiano e tinha um senhor que ia fazendo a tradução.

O Pe. Giovanni agradeceu no final a todos o que o ajudaram na realização de sua vocação dando todo um histórico de sua vida desde bem jovem até os dias atuais.

Chegou ao Brasil em 1977 e passou aqui 35 anos. Antes já fazia 15 anos que era sacerdote. Foi pároco de quatro paróquias na Itália. Ele teve que interromper várias vezes a  digressão que fazia porque se emocionava.

As palavras dele foram as seguintes: "Neste ano jubilar de minha vida sacerdotal quero me prostar com todo meu coração, humilde e agradecido diante do Senhor. Não sei ao certo como me expressar, mas o Senhor olha dentro do meu coração e sabe bem quais são os meus sentimentos.

"Cinquenta anos se passaram desde a minha ordenação sacerdotal. Foi uma longa caminhada. Ao longo destes cinquenta anos, senti e me dei conta de quanto o Senhor foi bom para comigo; como ele me acompanhou em todas as paróquias onde estive exercitando o meu ministério, desde as quatro paróquias italianas de Pereto, Sorbo, Vila San Sebastiano, Capistrello, até a primeira paróquia no Brasil, em 1977, lá no Jardim Vila Galvão, na cidade de Guarulhos e por fim, Nossa Senhora D'Ajuda em Itaquaquecetuba.

"Sempre considerei um grande dom de Deus a vocação sacerdotal, antes, diria melhor: este chamado foi um privilégio, um gesto de predileção que o Senhor teve para comigo, indigno seu servo.

"Para este chamado de Deus, muito colaboraram os meus pais Augusto e Maria Rosa, que me deram uma educação cristã exemplar. Também, todos os familiares apoiaram e contribuíram para o fomento de minha vocação; igualmente muito ajudaram os meus antigos párocos, pelo exemplo que me forneceram; e, sem dúvida alguma, todo o ambiente religioso que respirei na cidadezinha em que me criei, o pequenino vilarejo rural de Cese, Itália: tudo isso ajudou-me a tomar a decisão.

"A todos estes operários da primeira hora o meu saudoso agradecimento!

"Depois, quando correspondi ao chamado entrando no seminário, esta minha vocação foi alimentada e sustentada pelos superiores e professores que me ajudaram muito no discernimento da vocação e nos estudos da filosofia e da teologia.
"O carinho e a dedicação destes formadores contribuíram para me conduzir diante de meu bispo, Monsenhor Domenico Valerii, que no ano de 1962, mediante a imposição das mãos, ordenou-me presbítero para a Santa Madre Igreja.

"Lembro com alegria o fato de ter sido ordenado na igreja de Santa Maria, minha paróquia, onde recebi o batismo e onde despertou meu interesse pela vocação à vida sacerdotal, do momento que ali, desde os seis anos de idade, fui coroinha.

"A todas estas pessoas os meus agradecimentos sentidos e saudosos (...) "

Nenhum comentário: