A Jesus pelas mãos de Maria, com o Papa e os Arautos do Evangelho!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Missa de Ação de Graças pelo encerramento do Jubileu de Ouro

A Assessoria de Imprensa já encaminhou para os Meios de Comunicação Social do Alto Tietê, um release lembrando do encerramento do Jubileu de Ouro da Diocese, pedimos que em todas as paróquias sejam convidados todos os fiéis para a celebração de encerramento e se possivel divulguem quem tem homepage, facebook, blog, o respeito material para conhecimento do povo de Deus.
Atenciosamente,
Chancelaria.
.
No próximo domingo, dia 30 de dezembro,
será celebrada missa em Ação de Graças pelo
encerramento das comemorações do Jubileu de Ouro
da Diocese de Mogi das Cruzes

No dia 30 de dezembro, dia da Instalação da Diocese, às 15h, o Bispo Diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini irá presidir a missa em Ação de Graças pelo encerramento das comemorações do Jubileu de Ouro da Diocese de Mogi das Cruzes, que será na Catedral Sant'Ana, localizada na Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº, em Mogi das Cruzes.

O início da preparação para as comemorações dos 50 anos da Diocese aconteceu em 09 de julho de 2009, com a Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida/SP, e celebração da Santa Missa pelo então Bispo Diocesano, Dom Airton José dos Santos, e em seguida, uma caminhada ao famoso cruzeiro de Aparecida, para lembrar a trajetória da Diocese.

Entre 15 e 22 de agosto de 2010, foi realizado o 3º Congresso Eucarístico Diocesano, que também, estava dentro do calendário de celebrações do Jubileu de Ouro. Durante essa semana ocorreram intensas atividades, como celebrações eucarísticas, rezas de terço nas comunidades, palestras e adoração ao Santíssimo Sacramento nas Paróquias e na Catedral Sant'Ana, que terminou com a concentração diocesana no Centro Municipal Integrado "Deputado Maurício Nagib Najar (CIP), em Mogi das Cruzes.

Em 19 de junho de 2011, aconteceu a abertura do Ano Vocacional, em que a Equipe de Animação Vocacional preparou a visita da imagem peregrina de Sant'Ana por todas as Paróquias da Diocese, para estimular as orações pelas vocações. Os anos anteriores, também, tiveram seus temas, em 2009, como o Ano Missionário e 2010, o Ano Eucarístico.

Em 2012, no dia 10 de junho, celebrou-se uma missa em Ação de Graças pela criação da Diocese. Em 15 de julho, aconteceu uma nova Romaria Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, com a celebração eucarística presidida pelo Exmo. Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, Bispo Emérito de Mogi das Cruzes. No dia 04 de outubro, foi realizada uma missa na Catedral Sant'Ana presidida pelo Revdo. Mons. José Eduardo Ferreira, Administrador Diocesano, oficializando o lançamento do livro "1962-2012 – Diocese de Mogi das Cruzes – 50 anos de história", do jornalista Delcimar Bessa-Ferreira, e em seguida, uma sessão de autógrafos.

Assim, para finalizar as celebrações do Jubileu de Ouro da Diocese, no próximo domingo, 30 de dezembro, Dom Pedro Luiz Stringhini irá presidir a missa de encerramento às comemorações.

Histórico

Criada pela Bula "Quo Christiana" do Papa João XXIII, datada de 09 de junho de 1962, e instalada aos 30 de dezembro de 1962, a Diocese de Mogi das Cruzes abrange os seguintes municípios: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

No dia 11 de agosto de 1962, às 12h, a Rádio Nove de Julho anunciou que o Santo Padre João XXIII havia criado a Diocese de Mogi das Cruzes, no Brasil, e nomeado seu primeiro Bispo, Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Paulo Rolim Loureiro, o qual governou a Diocese até o falecimento, em 02 de agosto de 1975.

Em 18 de agosto, organizou-se uma grande passeata, que percorreu as ruas principais da cidade de Mogi das Cruzes, em sinal de regozijo pela criação da Diocese de Mogi das Cruzes. Tomaram parte nesta passeata os estudantes e grande multidão, as associações religiosas da Paróquia Sant'Ana, a fanfarra do Instituto de Educação Dr. Washington Luís, em seguida, o Cônego Roque celebrou a Santa Missa em Ação de Graças pela criação da Diocese. A passeata e a celebração da Santa Missa foram irradiadas pela Rádio Metropolitana.

No dia 09 de novembro de 1962, para a chegada do Bispo Dom Paulo Rolim Loureiro da sua viagem a Roma, foi organizada uma caravana de quatro ônibus de Mogi das Cruzes e muitas pessoas de São Paulo, para recebê-lo no Porto de Santos. O Prof. Rodolpho Mehlmann, presidente da Comissão pró Diocese, acolheu Dom Paulo Rolim Loureiro em nome da Diocese de Mogi das Cruzes, que ficou surpreso e emocionado com a recepção.

E finalmente, no dia 30 de dezembro de 1962, aconteceu a instalação da Diocese de Mogi das Cruzes e a tomada de posse do Exmo. Dom Paulo Rolim Loureiro.

 
Diocese de Mogi das Cruzes
Avenida Francisco Rodrigues Filho, 248 – Vila Mogilar – Mogi das Cruzes/SP
Tel: (11) 4724-9734

Luciana Martins - Assessoria de Imprensa
Tel: (11) 995.181.216
Atendimento na Cúria Diocesana: às quartas-feiras, 14h30 às 17h00

Nenhum comentário: