A Jesus pelas mãos de Maria, com o Papa e os Arautos do Evangelho!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Rito de Bênção e recepção de Pálio deste ano terá alterações

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 28-06-2012, Gaudium Press) Como acontece tradicionalmente durante a festividade de São Pedro e São Paulo, 29 de junho, o Santo Padre Bento XVI, entregará os Pálios aos Arcebispos que foram nomeados durante os últimos 12 meses.

O Pálio é um paramento litúrgico (uma faixa de lã branca que representa a ovelha que Jesus, o bom pastor, carrega em suas costas) que o Pontífice entrega exclusivamente aos Arcebispos Metropolitanos para manifestar a autoridade dos religiosos das maiores arquidioceses do mundo na união com o Bispo de Roma, o Papa.

Este ano o rito de benção e entrega dos Pálios sofrerá uma pequena modificação. O rito ocorrerá antes do início da Santa Missa, celebrada na Basílica de São Pedro. Antigamente ele ocorria dentro da Celebração Eucarística, após a homilia.

Dom Guido Marini, mestre das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, explicou ao "L'Ossevatore Romano", que "a mudança foi aprovada pelo Santo Padre e deve-se a três motivos diferentes, mas estritamente relacionados entre si".

Pretende-se sobretudo "abreviar a duração do rito". Mas o objetivo é o de "evitar que a celebração Eucarística seja interrompida por um rito muito longo, que poderá tornar mais difícil a participação atenta e recolhida na Santa Missa". "Basta considerar que o número de metropolitas gira em torno de 45 a cada ano", declarou o mestre de cerimônias.

Além disso, "os ritos que se inserem na celebração Eucarística depois da homilia normalmente são ritos sacramentais. A imposiçãodo pálio, por sua vez, não tem nenhuma natureza sacramental", continuou o prelado.

Neste ano, 46 novos arcebispos metropolitanos receberão o pálio das mãos do Papa. Entre estes estão dois cardeais (Rainer Maria Woelki, de Berlim, e Francisco Robles Ortega, de Guadalajara), além do patriarca de Veneza, Francesco Moraglia.

Nenhum comentário: