segunda-feira, 16 de abril de 2012
Posse Canônica de Dom Airton José dos Santos na Arquidiocese de Campinas
A Igreja Particular de Campinas celebrou, no momento em que a Igreja vivia, em sua liturgia, o 2º Domingo da Páscoa, também chamado de Domingo da Divina Misericórdia, a posse canônica de Dom Airton José dos Santos, em 15 de abril, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Cerca de 3.500 pessoas estiveram presentes à cerimônia, que acolheu aproximadamente 300 padres, 45 bispos, prefeitos, autoridades e fieis dos nove municípios que compõem a Arquidiocese de Campinas.
Nomeado em 15 de fevereiro deste ano pelo Papa Bento XVI, o novo Arcebispo Metropolitano de Campinas contou, ainda, com o carinho de familiares e de amigos da Diocese de Mogi das Cruzes, da qual era bispo até então, e que compareceram à sua posse.
Dom Airton torna-se 7º Bispo e 5º Arcebispo da Arquidiocese, sucedendo Dom João Batista Corrêa Nery (1908-1920); Dom Francisco de Campos Barreto (1920-1941); Dom Paulo de Tarso Campos (1941-1968); Dom Antônio Maria Alves de Siqueira (1968-1982); Dom Gilberto Pereira Lopes (1982- 2004); e Dom Bruno Gamberini (2004-2011).
Rito de Posse
O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer presidiu a celebração inicialmente. Após a saudação aos presentes, Dom Odilo pediu para que fosse lida a Bula de Nomeação de Dom Airton. A leitura foi realizada pelo Cônego Jerônimo Furian, reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo e secretário do Cabido Metropolitano.
Após a leitura da nomeação, padre Julio César Calusni, chanceler da Arquidiocese, fez a leitura da Ata de Posse que foi assinada por Dom Airton José dos Santos e referendada pelos cardeais Dom Odilo Pedro Scherer, Dom Raimundo Damasceno Assis, Dom Claudio Hummes e o Arcebispo Emérito Dom Gilberto Pereira Lopes.
Em seguida à leitura dos documentos pontifícios, Dom Odilo e Dom Gilberto fizeram a entrega do Báculo Arquidiocesano, convidando Dom Airton a assumir a Cátedra como novo Arcebispo Metropolitano de Campinas.
Já na condição de Arcebispo Metropolitano, Dom Airton passa a presidir a celebração, e recebe a saudação por parte do representante dos Leigos e Leigas, dos Religiosos e Religiosas e por parte do clero Arquidiocesano. Em todas as falas, foi realçada a importância do trabalho orgânico em comunhão com o Bispo em vista de uma Igreja que se Renova, que Acolhe e realiza o Serviço Solidário.
Homilia
Em sua primeira homilia, Dom Airton ressaltou a importância da Arquidiocese de Campinas e a responsabilidade que será dirigi-la. Ressaltou que a Igreja é missionária por natureza e que é conclamada a proclamar a paz do ressuscitado, como lembra o Evangelho.
Saudações
Dom Airton recebeu as saudações do prefeito, de Campinas Dr. Pedro Seraphim Junior, que falou em nome dos nove prefeitos municípios que a Arquidiocese abrange. O Arcebispo recebeu a saudação da Deputada Estadual Célia Leão, que representava o Governador Geraldo Alkminn. A magnífica reitora da PUC-Campinas, universidade da qual Dom Airton passou a ser Grão-Chanceler, Angela de Mendonça Engelbrecht, também acolheu o novo arcebispo.
Nomeações
Ao final da celebração, por meio da leitura de seu primeiro Decreto como Arcebispo, Dom Airton confirmou os cargos e ofícios desempenhados até então na Arquidiocese, mantendo, assim, a estrutura eclesial. Os referidos coordenadores de pastorais e comissões, regiões episcopais e párocos permanecem à frente dos serviços que vêm realizando. Dom Airton nomeou, ainda, Monsenhor João Luiz Fávero e Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Emérito, como Vigários Gerais da Arquidiocese.
Nenhum comentário:
Postar um comentário