Dom Aírton José dos Santos toma posse da Arquidiocese de Campinas
16 de Abril de 2012
Campinas (SP) (Segunda -feira, 16 de abril de 2012, Gaudium Press) Nesse domingo denominado "da Misericórdia", tomou posse o novo Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Aírton José dos Santos.
O evento foi realizado nas dependências do Liceu Salesiano de Campinas, mais concretamente, no interior da Igreja Paroquial de Nossa Senhora Auxiliadora que substituiu a Catedral Arquidiocesana que não conteria o número de convidados, autoridades e fiéis participantes da concorrida cerimônia.
Dom Aírton chegou ao local com alguns minutos de antecedência e foi recebido pelo Administrador Diocesano, Mons. João Luiz Fávero.
Depois dos cumprimentos aos Cardeais Dom Odilo Scherer, de São Paulo; Dom Damasceno, Arcebispo de Aparecida e a Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo, e aos Arcebispos e Bispos que lhe esperavam, tudo estava pronto para o inicio da cerimônia de posse do 7.º Bispo diocesano e 5.º Arcebispo Metropolitano de Campinas.
Tendo sido ocupados todos os bancos e com os corredores repletos de pessoas em pé, foi necessário utilizar o páteo do Liceu onde foram colocados telões diante dos quais se acomodaram várias centenas de pessoas que, só assim, puderam assistir a posse do novo Arcebispo.
O, propriamente dito, início da cerimônia, deu-se no átrio da Igreja. Lá encontravam-se reunidos Sacerdotes, Diáconos e seminaristas diocesanos e também delegações de outras dioceses, entre elas uma numerosa representação da Diocese de Mogi das Cruzes, onde Dom Aírton exerceu seu pastoreio até ser nomeado Arcebispo de Campinas.
Dom Airton vestia a roupa Coral própria para a ocasião e foi recebido oficialmente na Arquidiocese pelo Cabido Metropolitano e o Colégio dos Consultores.
Mons. Fávero apresenta um Crucifixo ao novo Arcebispo que o oscula para, em seguida, receber o aspersório de Água Benta, com o qual asperge-se a a si mesmo e aos presentes.
Em seguida Dom Aírton é conduzido por Monsenhor João Luiz Fávero e Monsenhor Fernando de Godoy Moreira até diante do Sacrário onde ele, de joelhos, faz, por alguns instantes uma adoração ao Santíssimo Sacramento. Dali ele é conduzido até a sacristia onde é paramentado para a celebração do Santa Missa, que se desenvolve segundo o rito estacional.
No interior da igreja, ouve-se, então, a Orquestra e o Coro Arquidiocesano, sob a regência do jovem Maestro Clayton Dias, que executam o hino do compositor Anton Bruckner "Ecce Sacerdos Magnus" ("Eis o grande sacerdote que em seus dias agradou ao Senhor...").
O Padre José Luis Araújo, que tem as funções de comentarista, vai anunciando e explicando o desenrolar da Celebração Eucarística e a cerimônia de posse que, então, acontece: Dom Airton José dos Santos toma Posse Canônica da Arquidiocese de Campinas como seu 7.º Bispo e 5.º Arcebispo. Isto é motivo de uma grande ação de graças da parte de toda a comunidade arquidiocesana que recebe "aquele que será o sinal da Unidade, a presença visível de Cristo, Cabeça da Igreja, Pastor do povo", diz o comentarista desde o ambão colocado no presbitério.
Nos bancos centrais estavam as autoridades civis. Além do Prefeito de Campinas, estavam presente os Prefeitos de outros municípios que compõem a Arquidiocese: Elias Fausto, Hortolândia, Indaiatuba, Monte Mor, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Também estava presente o General Tomás Mine Ribeiro, Comandante da 11.ª Brigada do Exército em Campinas, além de autoridades vindas de Mogi das Cruzes, deputados estaduais e federais. Do mundo cultural esteve presente a Reitora da Pontifícia Universidade de Campinas, da Sociedade Campineira de Educação, diretores de colégios católicos e outros.
A igreja estava repleta de fiéis
Os bancos da direita da Igreja foram ocupados pelos sacerdotes concelebrantes procedentes de outras Dioceses. Nas colunas de bancos laterais havia grande número de religiosas de diversas congregações, além de representantes de movimentos de leigos e dos movimentos que trabalham nas paróquias. Chamou a atenção, pelo número e por sua juventude, os membros femininos dos Arautos do Evangelho, que vieram da Diocese de Bragança Paulista, onde têm sua Casa Mãe, no Município de Caieiras.
Além dos Padres Arautos do Evangelho, estavam presente seminaristas dos Legionários de Cristo (com seminário na Diocese de Mogi das Cruzes) e seminaristas dos Arautos do Evangelho (com seminário em Caieiras, Diocese de Bragança Paulista) e um numeroso grupo de Cooperadores Terciários dos Arautos do Evangelho de Mogi das Cruzes, muito ligados e gratos a seu ex-bispo.
A família do novo Arcebispo ocupava bancos especialmente reservados para seus membros. Entre o clero religioso estava um Sacerdote Redentorista que é sobrinho de Dom Airton. (JSG)
http://www.suzanochacara.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário